O Ministério Saúde assinou no dia 02/06 a portaria que impulsionará a telemedicina no sistema de saúde, SUS, com potencial de interiorizar e democratizar de forma rápida e eficiente o acesso à médicos pela população em todas as regiões do Brasil.

Atendimentos pré-clínico, suporte assistencial, consultas, monitoramento e diagnósticos ficarão mais acessíveis, por cauda da facilidade tecnológica e pelo potencial que a telemedicina tem de agregar uma grande quantidade de médicos, que hoje estão fora do SUS e longe das áreas mais carentes.

A popularização da telemedicina também criará muitas oportunidades de trabalho médico, principalmente para os novos formados, ingressam no mercado anualmente em torno de 30 mil médicos, estes terão a vantagem adicional da redução do ônus do deslocamento, podendo dedicar mais tempo e foco nos estudos das especializações.

A Escola Brasileira de Medicina (EBRAMED), a maior plataforma digital de ensino e prática médica do Brasil, tem experimentado um substancial aumento por pós-graduações no formato digital, com práticas de atendimento via telemedicina, telerradiologia e telecardiologia.

Neste ano o crescimento de matrículas entre os meses é superior a 30%, chegando a mais de 1.000 alunos que iniciaram os estudos em 2022, nas diferentes modalidades.

Marcus Vinicius Tatagiba, CEO do Grupo Educar Mais e fundador da EBRAMED, revela que a escola intensificou a contratação de médicos para atuar na criação de soluções de ensino e teletrabalho, a equipe que começou com 80 médicos em janeiro deve crescer para 320 até o final do ano.